Cidadania, sigamos os bons exemplos

Traduzido por Roxana M. Q. Fernández

A educação e gentileza é algo que prezo muito, valorizo e admiro iniciativas da sociedade para que esses valores sejam espalhados.

Citarei alguns dos exemplos que pude observar pelo Brasil e alguns fora do Brasil também, a começar pela carona, que é um ato praticado pelo interior do país, mas que tem caído em desuso pelo clima de insegurança no qual vivemos. Em Viçosa-MG, no campus da Universidade Federal de Viçosa, há um ‘ponto de carona’, inclusive com direito a placa.

Esta iniciativa, presente no ambiente universitário, é praticada também no estado de São Paulo, sendo que um de meus amigos de ensino médio criou o site Caronas Unicamp, que acabou evoluindo para o UniCaronas, que agora atende a todo o estado de São Paulo e é utilizado com frequência por meu irmão. Essa talvez fosse a alternativa para reduzir o trânsito e a emissão de poluentes nas grandes cidades, tendo em vista que a maioria dos carros anda com apenas uma pessoa.

Apesar de não ter gostado da cidade de Calama no Chile, gostei muito do bom exemplo pintado na parede de um do prédios públicos da cidade e que demonstra um gesto simples que infelizmente não é muito praticado na maioria das cidades brasileiras.

De volta ao Brasil, fui surpreendido pela imensa gentileza das pessoas no trânsito em João Pessoa e durante minha visita à Estação Cabo Branco que o governo promoveu uma campanha para o respeito ao pedestre, o que demonstra que com simples ações educativas, o povo acolhe boas ideias e as pratica. Esse respeito ao pedestre também foi notado em minha passagem por Brasília.

Outro exemplo do nordeste brasileiro é o que visa reduzir a corrupção no transporte público, no qual é comum ouvirmos histórias de pessoas que compartilham bilhetes de gratuidade ou de meia tarifa, que por definição são pessoais e intransferíveis. O exemplo citado é da cidade de Aracaju, que tem nas catracas dos ônibus um leitor de digitais, para que o beneficiado confirme sua identidade após passar o cartão do benefício.

Esse foi um apanhado de boas iniciativas, que pode melhorar a vida coletiva e levar a uma situação em que gentileza gere gentileza, levando o bom estar a todos nós!

Quem conhecer outros bons exemplos, compartilhe nos comentários!

Anúncios
Artigo anterior
Deixe um comentário

3 comentários

  1. Muito legal esse artigo Rodrigo, não conhecia esse sistema de caronas, achei muito interessante. Excelente iniciativa que deve ser copiada.

    Fico feliz também de ter um cidadão brasileiro tão consciente e responsável como você, precisamos de pessoas assim para o desenvolvimento do nosso país e bem estar de nossa sociedade.

    Responder
  1. João Pessoal, a cidade mais oriental das Américas « Perdido pelo Mundo
  2. Ciudadanía, sigamos los buenos ejemplos « Perdidos por el mundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: