Couch Surfing, conheça o mundo!

O Couch Surfing, ou simplesmente CS, é uma comunidade que congrega pessoas em prol de ‘um mundo melhor, um sofá por vez’. Este lema tem a ver com a camaradagem proposta pelo site, princípio pelo qual as pessoas acolhem os visitantes em sua cidade, seja para uma volta pela cidade, chamada de ‘Coffee or Drink’, seja como cicerone, hospedando o colega de comunidade.

Para começar, ao fazer o cadastro, todos são recepcionados por uma mensagem de um dos membros do time de boas-vindas do CS (CS Welcome Team), que além de cumprimentar, orientam o novato quanto aos primeiros passos para integrarem-se melhor à comunidade, muitas vezes solicitando um detalhamento do perfil para que todos possam conhecer melhor quem chegou.

O princípio é bem simples, mas causa uma grande surpresa nas pessoas, pois não é comum pessoas ‘desconhecidas’ demonstrarem tanta gentileza com ‘desconhecidos’. Apesar da aparente anomalia, o CS tem diversos controles de segurança que permitem aos integrantes confiem uns nos outros.

Os dispositivos de segurança começam pela referência cruzada entre membros da comunidade, que demonstram textualmente o que pensam umas das outras. Além das referências, há ainda o ‘voucher’ que seria como um voto de confiança que uma pessoa dá a outra, certificando que a conhece e que o receptor é uma pessoa extremamente confiável.

Há ainda um item adicional de segurança que é opcional e muito interessante, que é dividida em três níveis: em primeiro lugar a pessoa deve ‘travar seu nome’, demonstrando assim que não está para brincadeira; em segundo a pessoa faz uma doação para o CS, que então confere o nome da pessoa no site com o nome dela nos bancos de dados da operadora do cartão de crédito; e em terceiro o CS envia um cartão com um código, que ao ser informado no site, demonstra que pessoa realmente mora no endereço informado.

Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que o CS mudou minha vida, pois permitiu-me romper um paradigma no que tange a crer ou não nas pessoas, já que normalmente tendemos a desconfiar de todos, antes mesmos de dar-lhes uma chance, o que no CS, ao menos para mim, é totalmente ao contrário, pois confio em todos antes de desconfiar.

A hospedagem não é o único atrativo desta comunidade, tendo em vista que comunidades locais organizam diversos encontros. Em São Paulo há encontros semanais ou weekly meet up, passeios fotográficos ou Phototour, intercâmbio culinário ou cook something, dentro outro tantos. Nestes encontros realizados pelo grupos é possível conhecer pessoas de todo o mundo, fazer novos amigos e praticar idiomas.

O CS não promove qualquer tipo de discriminação e a heterogeneidade de seus integrantes é a prova disto. Hoje em dia há mais de três milhões de pessoas cadastradas em mais de 200 países e territórios, de todas as idades, de todas as religiões, de todas as alturas, etc. No site há estatísticas sobre as pessoas que fazem parte da comunidade.

Essa é uma nova possibilidade para quem quer fazer uma imersão em uma nova cultura e de quebra fazer novos amigos. Conheça esse mundo que é o Couch Surfing e será muito bem vindo!

Anúncios
Deixe um comentário

1 Comentário

  1. A idéia do CS é realmente muito legal! Adorei ter conhecido a comunidade, as pessoas nos meetings e principalmente ter tido a oportunidade de viver uma experiência maravilhosa hospedando um francês na minha casa. Foi uma troca maravilhosa, pude mostrar minha cidade para ele, apresentar meus amigos e ele me passou sua amizade, companhia, carisma, além de ter me passado um pouco da cultura francesa. Ainda não me aventurei ficando no sofá de ninguém mas qualquer dia me jogo e tenho certeza que também será uma experiência boa.

    Rodriguinho foi na verdade meu primeiro guest!!! Vc lembra Rodriguinho =P até request você me mandou lembra 😀

    Beijão!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: