Foz do Iguaçu, O berço de uma maravilha da natureza

Foz do Iguaçu abriga uma das mais espetaculares visões da natureza que a natureza foi capaz de esculpir em milhões e milhões de anos. Após inúmeras conversas com estrangeiros nos encontros do Couch Surfing em São Paulo, que em sua maioria tinha as cataratas em seu roteiro, resolvi conhecer a cidade e seus arredores, inclusive a ‘irmã argentina’ Puerto Iguazu.

Em Foz encontramos o Parque Nacional do Iguaçu, que é um Patrimônio Natural da Humanidade, que é destino certo de milhares de turistas para a admiração dos mais de 2500m de quedas, que distribuem-se entre o Brasil e a Argentina.

Antes mesmo de chegar às cataratas, dos ônibus panorâmicos que levam as pessoas do centro de visitação às quedas propriamente ditas, é possível ouvir o barulho do imenso volume d’água que despenca de uma altura média de 65m. Ao chegar à trilha, a primeira visão das cataratas já é de tirar o fôlego, mas a sensação ainda mais exuberante quando chegamos à garganta do diabo, que ao contrário do que o nome diz, é divina!

A Argentina também possui seu parque nacional que dá acesso às cataratas e de lá é possível caminhar e ver a maioria das cataratas de perto. Outra vantagem do lado argentino é que tudo lá é mais barato (comida, trilhas, passeio de de barco, etc), portanto é bastante recomendável conhecer o lado de nosso ‘hermanos’.

O passeio de barco aliás é mandatório, o chamado Macuco Safari é uma experiência emocionante, mas não se esqueça de levar uma roupa extra, pois um dos principais pontos deste passeio é o banho nas cataratas! (Não se preocupe com outros pertences, pois é fornecida uma bolsa para guardá-los).

Para chegar ao lado argentino é possível ir de ônibus ou de carro/taxi, no caso da primeira opção há ônibus próximo ao TTU, o principal terminal de Foz. Este ônibus leva até a divisa onde é preciso fazer os trâmites aduaneiros e seguir viagem. A parada na aduana argentina pode ser aproveitada, de preferência na volta, para uma visita ao ‘Duty Free’ que há na divisa e que tem preços pouco maiores que os paraguaios, mas que compensam pela tranquilidade para comprar.

Foz do Iguaçú tem outros atrativos bem interessantes e um deles fica bem próximo do Parque Nacional, o Parque das Aves, que possui dezenas de aves e no qual é possui adentrar em algumas gaiolas, sendo que na maior delas é possível estar próximo de araras e tucanos, uma experiência ótima!

Há ainda a usina hidroelétrica de Itaipú, a maior em atividade no mundo até hoje, que é belíssima e uma símbolo do poder da engenharia nacional, mas que infelizmente suplantou as cataratas das setes quedas, que, segundo os mais antigos, eram ainda mais bonitas que as cataratas do Iguaçú. Esta construção é um monumento situado na divisa entre Brasil e Paraguai, sendo nela que fiz minha primeira e breve incursão internacional, já que exatamente cada metade da usina pertence a estes países.

A construção da usina durou sete anos e o esforço empreendido resultou num colosso de quase 200 metros de altura, mais de 7 quilômetros de comprimento e que gera em torno de 20% da energia consumida no Brasil e 90% da consumida no Paraguai!

Foz ainda faz divisa com Ciudad del Leste no Paraguai, onde é possível fazer compras, contudo tenha cuidado para não ser enrolado do lado de lá e comprar gato por lembre e também para não comprar demais e estourar a cota, que é de US$ 300,00 neste caso por se tratar de uma ida ao exterior por via terrestre (para maiores informações há dicas no Paraguai Compras, confira também o site da Receita Federal).

Há boas opções de albergues da juventude na cidade e recomendo o Paudimar Hostel (recomendado por amigos) ou o Klein Hostel (no qual já fiquei hospedado duas vezes e fui muito bem recebido).

Anúncios
Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Foz sem dúvida é um lugar que não pode deixar de ser visitado. Todo mundo tem que conhecer esse paraíso. Não há nada igual a Foz do Iguaçu!!!! A força das águas, o volume de água, a beleza, tudo impressiona nesse lugar fantástico!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: