Porto Alegre, ‘Bah’ uma cidade ‘Tri Afudê’ (parte I)

Traduzido por Roxana M. Q. Fernández

Porto Alegre, ou simplesmente POA, é a capital mais meridional do Brasil, na qual passei ótimos dias em minhas duas passagens por lá.

Adorei os vários parques que existem pela cidade, principalmente pelo fato deles não possuírem grade em sua volta, o que torna o clima mais amigável, favorecendo a interação entre as pessoas e o respeito à ‘coisa pública’ (que deve ser cuidada ao invés de isolada).

O centro da cidade guarda edifícios belíssimos como a atual Casa de Cultura Mario Quintana, o Mercado Municipal, o MARGS (Museu de Artes do Rio Grande do Sul) e a Usina do Gasômetro. Esta última fica à beira do Guaíba (ainda não descobri se é um lago ou um rio), onde pode-se observar um belíssimo pôr-do-sol!

Casa de Cultura Mário QuintanaUsina do GasômetroJardim da Casa de Cultura Mario Quintana
Pôr-do-sol no Guaíba

A praça Marechal Deodoro é o centro dos poderes do estado, com o Palácio da Justiça, o Palácio Farroupilha e o Palácio Piratini, sendo os dois últimos as sedes dos Poderes Legislativo e Executivo, respectivamente. A praça conta ainda com o Teatro São Pedro e a Catedral Metropolitana. Há ainda um segredo entocado no Palácio Farroupilha, que é o Solar dos Câmara, a primeira residência mais antiga da cidade e um retrato da oligarquia gaúcha do século XIX, que hoje é um charmoso espaço para exposições.

Praça Marechal DeodoroTeatro São PedroPalácio PiratiniCatedral Metropolitana de Porto Alegre

Após um dia todo de passeios culturais pelo centro, a perambulação deve seguir pela sorveteria Jóia com seu mega-sorvete (deve ser feito por engenheiros!)  e, obrigatoriamente, acabar na Rua Lima e Silva, onde está concentrada boa parte dos bares da cidade, dos quais destacam-se o ‘Dirty Old Man’ com seus ótimos e baratos drinks, a Toca da Coruja com suas cervejas artesanais em garrafas similares às de remédios das farmácias com ‘ph’ e o Dombah com seus quatro ambientes (destaque ao Piano Bar) e encontros do Couch Surfing nas quintas-feiras, finalizando com a hospedagem nesta mesma rua, no Hostel Casa Azul, que também possui um barzinho bacana.

Para quem pergunta o que eu fui fazer em Porto Alegre, vale uma lida!! E olhem que tem muito mais para dizer…

Anúncios
Deixe um comentário

4 comentários

  1. Sheila Danielle

     /  1 \01\UTC Outubro \01\UTC 2012

    Oi sou de Porto Alegre… “Rio Guaíba” na verdade é um lago… rsrsrs

    Responder
    • No meu país (Brasil), o Guaíba é Rio rsrsrsrs

      Brincadeiras a parte, eu fiquei na dúvida, mas acabei optando por Rio mesmo… Qual a vertente mais forte aí em POA? que é um lago?

      Responder
      • Vou complicar mais… os especialistas discutem se seria um lago mesmo ou uma laguna. Mas certo que não é rio, apesar de chamarem assim.

  1. Porto Alegre, ‘Bah’ una ciudad ‘Tri Afudê’ (parte I) « Perdidos por el mundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: