Traduzido por Roxana M. Q. Fernández
O Rio de Janeiro continua lindo e continua sendo a cidade maravilhosa, a cidade brasileira mais conhecida no exterior, foi capital brasileira de 1763 a 1960 e, especialmente por este motivo, concentra muito de nossa história enquanto nação. A ideia é falar de lugares diferentes dos já tradicionais Cristo Redentor, Copacabana ou Ipanema.
Reconhecida também capital da boemia brasileira, o Rio de Janeiro tem na Lapa o principal reduto de bares e da diversão na night carioca, como também o mais democrático deles, pois lá é possível encontrar diversos estilos musicas (forró, rock, samba, eletrônico, etc) e pessoas de várias “tribos”. Entretanto, a imagem mais marcante deste bairro são os famosos Arcos da Lapa.
Uma grata surpresa para mim foi conhecer o Parque das Ruínas no bairro de Santa Teresa, um parque bem aconchegante, que tem espaço para exposições e uma sala para apresentações, além de uma vista privilegiada da cidade.
Bem próximo do Parque das Ruínas está o Museu da Chácara do Céu, que foi uma casa anos atrás e conta com milhares de peças em seu acervo de artistas nacionais Guignard, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Antonio Bandeira e Portinari (maior acervo público existente), além de artistas internacionais.
O que retrato aqui foi visto em abril de 2011 e não poderia deixar de citar a exposição sensacional do artista francês Thomas Henriot, no Centro Cultural da Justiça Federal, o primeiro do gênero pertencente à Justiça e localizado no prédio do antigo Supremo Tribunal Federal (hoje baseado em Brasília, na praça dos três poderes. Fiquei fã deste artista, que tem um estilo único!
A trilha para de subida do morro da Urca é o último tópico deste artigo, que tinha falar um pouco sobre a exuberante natureza da cidade. A trilha não apresenta grandes dificuldades ou perigos, tem seu início à esquerda da praia Vermelha e leva de quarenta e cinco minutos a uma hora e meia para ser percorrida, de acordo com o ritmo de cada um. Apesar de não ser aconselhável alimentar os bichos, não resisti em tirar fotos enquanto alguns micos estavam sendo alimentados.
Vocês já conheciam todos esses pontos da cidade? Abraços
Qquel
/ 14 \14\UTC Fevereiro \14\UTC 2012Muito legal Rodrigo! Falou de coisas legais da cidade e que não são tão óbvias ao turista porém não menos especiais. Show! Estou ansiosa para saber o q mais vc tem a dizer da minha cidade querida =) Bjão