Cuidados com a saúde

Traduzido por Roxana M. Q. Fernández

Um tema que não é a primeira, possivelmente nem a segunda ou terceira preocupação dos viajantes é a saúde, algo tão importante e que pode atrapalhar imensamente o aproveitamento do pouco tempo que os turistas geralmente possuem.

Saúde & Viagem

Um kit de medicamentos é essencial para uma viagem, ainda que tenhamos que tomar cuidados com a automedicação, em algumas situações não é possível encontrar um médico rapidamente, principalmente para os amantes da natureza, que embrenham-se em trilhas e locais ermos. Este kit pode variar de acordo com a singularidade de cada local, mas no geral medicamentos para dores de cabeça, vômitos, colírio, diarreia, azia, analgésico, antitérmico e anti-inflamatório.

Cruz Band-aid

Outro tema recorrente é o seguro-viagem, que muitos deixam de lado por considerar um valor alto (pelo World Nomads, por ter um custo mensal de US$ 106,00 sem EUA ou US$ 140,00 com EUA). Este seguro é obrigatório para uma viagem a um dos países que fazem parte do Espaço Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça).

Antes de iniciar uma viagem é importante verificar quais doenças são endêmicas à região que pretende-se visitar e consultar um médico sobre possíveis ações necessárias para proteger-se, exemplos patentes de doenças que merecem especial atenção são a Malária e a Febre Amarela. Esse tipo de verificação tem que ser feita com antecedência de ao menos quinze dias, já que há vacinas que precisam de ao menos dez dias para que o corpo produza anticorpos e tenha eficácia.

Zé Gotinha

Uma dica valiosa para os viajantes é a realização de uma consulta no Núcleo de Medicina do Viajante do Hospital Emílio Ribas em São Paulo – (11) 3896-1366 – ou no Centro de Informações em Saúde para Viajantes do Hospital Universitário da UFRJ no Rio de Janeiro – (21) 2562-6213.
(fonte: Mochila Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) mantem Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa – COSV – por todo o país que podem fornecer ainda mais informações.

ANVISA

Cuide de seu corpo na viagem, pois todo o resto é substituível.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: