Blumenau, a capital brasileira da cerveja (parte I)

Traduzido por Roxana M. Q. Fernández

Blumenau, uma cidade de médio porte de Santa Catarina, é mais conhecida como a cidade da Oktober Fest brasileira, assim como Munique é na Alemanha. Isso tudo não é por acaso, a região do vale do rio Itajaí tem uma forte presença de ascendência germânica.

Blumenau

A cidade possui alguns pontos turísticos interessantes que fazem valer a pena uma visita de um ou dois dias mesmo fora da época de festas. A arquitetura é algo que salta aos olhos por ter inspiração tedesca e alguns edifícios muito bem conservados.

Blumenau - Arquitetura européiaBlumenau - Arquitetura européia

A catedral é uma obra imponente, erguida com granito vermelho, decorada com exuberantes vitrais e um curioso batistério localizado fora da nave (o primeiro que vi dessa maneira), cujas colunas em mármore e paredes formadas por vitrais dão um charme singular à construção.

Blumenau - Catedral

A praça Heráclito Luz é tem um paisagismo ótimo e abriga o Museu da Cerveja, que conta a história da bebida alcoólica mais consumida do mundo e exibe diversos equipamentos utilizados no passado. Em frente à praça encontra-se a Fundação Cultural de Blumenau.

Blumenau - Praça Heráclito Luz
Blumenau - Processo de fabricação de cervejaBlumenau - Produção de cerveja

O Museu da Família Colonial, com seus ambientes que retratam a vida nos últimos dois séculos de famílias blumenauenses, e o parque Edith Gaertner são um refúgio ainda mais calmo que a cidade. Uma curiosidade do parque é o Cemitério de Gatos, no qual foram enterrados mais de cinquenta gatos, dos quais apenas nove túmulos foram conservados após a última restauração.

Blumenau - Museu da Colonial da FamíliaBlumenau - Cemitério dos gatosBlumenau - Parque Edith Gaertner

A cidade é formosa, tem alguns atrativos para uma visita em qualquer época do ano, mas o que realmente chama a atenção e o período em que recebe mais visitas é durante a Oktober Fest, a celebração ocorre em outubro por dezenove dias (originalmente eram dezessete) e tem a apresentação de bandas locais e alemãs.

Blumenau - Oktoberfest

Há desfiles nos quais diversos grupos apresentam-se em suas bicicletas articuladas de 10, 15, 20 lugares, fazem acrobacias, tocam numa fanfarra e tomam muito chopp. A farra é bem democrática e envolve pessoas de todas as faixas etárias, sendo que durante todos os dia e também nas noites de dias úteis há a presença maciça de famílias inteiras, já nas noites do fim de semana há mais jovens, vários deles ébrios além da recomendável.

Visite a capita brasileira de cerveja, especialmente no mês de outubro! Este ano será minha quarta edição seguida na Oktober Fest, sobre a qual haverá um artigo exclusivo.

Anúncios
Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Blumenau, la capital brasileña de la cerveza « Perdidos por el mundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: