Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen, toucinho líquido

Schlekerla Märzen

Há pouco tempo iniciei a leitura da Larousse da Cerveja para saber um pouco mais sobre a história, a produção e os estilos de cerveja, isso me fez recobrar a vontade de escrever sobre o tema e nada melhor que falar de uma de minhas preferidas.

A Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen é um verdadeiro ícone no mundo da cerveja, por ser uma das mais marcantes em seu estilo, chamado em alemão de Rauchbier (smokebeer em inglês, ou o que seria ‘cerveja defumada’ em uma tradução livre ao português) e que é característico da região de Bamberg na Alemanha, ela também destaca-se por seu rótulo que lembra um pergaminho antigo.

O gosto e aroma de defumado, ou toucinho líquido, é obtido durante o processo de fabricação, na etapa de secagem do malte, quando são expostos à fumaça de toras de faia. Outras características são a cor escura, avermelhada quando observada contra luz, e uma espuma bege densa e duradoura.

Eisenbahn Rauchbier

Bamberg Rauchbier

O Brasil possui algumas cervejas do mesmo estilo e as duas principais são: a catarinense Einsebahn Rauchbier e a paulista Bamberg Rauchbier.

O estilo desta ‘breja’ é o um de meus favoritos e também uma ótima formar de demonstrar para amigos que cervejas podem ter diversas cores, sabores e aromas, pois é totalmente diferente de tudo que qualquer um possa imaginar.

Beba menos, beba melhor!

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: