Ilha de Páscoa, o umbigo do mundo (Parte I)

Ilha de Páscoa ou Rapa Nui é daqueles lugares ditos mágicos e de boas energias, no qual pode-se encontrar pessoas do mundo inteiro, que falam diversos idiomas, mas usam poucas interjeições como ‘ohhh’ e ‘wow’ para demonstrar seu encanto pelas paisagens estonteantes e pela magnitude das famosas estátuas gigantes de pedra vulcânicas, os Moais.
Ilha de Páscoa
O aeroporto fica próximo ao centro de Hanga Roa, onde estão concentrados 95% dos hotéis e restaurantes da ilha, o museu e o centro de informações turísticas. Ao chegar, aproveite para comprar o bilhete que dá acesso ao Rano Raraku e à vila de O’Rongo com desconto, em um estande que fica entre o avião e a área de desembarque.

Ilha de Páscoa - Aeroporto

Ilha de Páscoa - Aeroporto

Duas palavras do idioma Rapa Nui são essenciais aos viajantes por que abrem portas e sorrisos: iorana (olá e tchau) e maururu (obrigado).

A ilha é o ponto culminante de uma cordilheira submarina, formada pela intensa atividade vulcânica do Pacífico sul. Ela é formada por três vulcões principais: Rano Kau, Rano Raraku e Meunga Tere Vaka, sendo o último o ponto de maior altitude da ilha, 511 metros.

O Rano Raraku é o local onde eram fabricados os Moais e muitos deles ainda estão lá, inclusive alguns deles ainda estão inacabados em meio à rocha da cratera.

Ilha de Páscoa - Fábrica Rano RarakuIlha de Páscoa - Fábrica Rano Raraku

Ilha de Páscoa - Fábrica Rano RarakuIlha de Páscoa - Fábrica Rano Raraku

O Rano Kau é a maior cratera e o cartão postal da ilha, pois é lá que está localizada a vila de O’Rongo, com dezenas de casas que foram restauradas e que abrigavam os nativos.

Ilha de Páscoa - O Rongo

Ilha de Páscoa - O Rongo

Ilha de Páscoa - Mirador Rano Kau

Ilha de Páscoa - Rano Kau

Os Moais fabricados em Rano Raraku eram levados à todas as partes da ilha, para serem colocados sobre as sepulturas dos líderes de cada clã após sua morte. Estas sepulturas ficavam sob alteres cerimoniais chamados Ahu e os Moais sobre elas serviam para emanar as energias e proteção para o povo.

Ilha de Páscoa

A ilha é fantástica, mas infelizmente muito da cultura Rapa Nui e foi perdido por conta da dominação predatória de ingleses, franceses e chilenos nos séculos XIX e XX. Entretanto, o governo chileno tem investido na conservação e na recuperação das tradições da ilha nos últimos anos. Caso tenha a oportunidade de conhecer este lugar singular, no meio do oceano Pacífico, não exite em aproveitá-la!

About these ads
Deixe o seu comentário

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: